29/08/2013

NÃO FAÇO PROVA NENHUMA!


Como é do conhecimento geral, o governo português prepara-se para impor aos Professores Contratados a realização de uma prova para o “ingresso na profissão”.

Caro Cidadão, professor contratado, professor desempregado, professor do quadro, ou profissional de qualquer outra área, SOLICITAMOS O SEU APOIO para impedir que tal vá por diante.

No Dia 2 e 3 de Setembro de 2013, marque presença nos Centros de Emprego do IEFP de todo o país fazendo-se acompanhar de uma t-shirt, ou de um cartaz, c...om a imagem de marca deste evento.

Salienta-se que:

1) Os Professores Portugueses NÃO TÊM MEDO DE SER AVALIADOS, mas consideram esta prova uma injustiça e uma hipocrisia.

2) Hoje, os Professores Portugueses possuem uma formação superior, licenciatura e/ou pós-graduação antes do processo Bolonha, ou Mestrado após esse processo. Dessa formação fazem parte: disciplinas de carácter científico, disciplinas de carácter pedagógico e um Estágio Profissional de um ano.

3) Em muitos casos, esta formação confere habilitação EXCLUSIVAMENTE para o Ensino.

4) Os Professores que o governo quer sujeitar a esta prova JÁ EXERCEM A PROFISSÃO, muitos deles há 5, 10, 15, 20, 25 e até 30 anos. Se a lei se cumprisse, estes Professores deveriam já estar integrados nos quadros. Assim sendo, A QUE INTEGRAÇÃO NA PROFISSÃO SE REFERE O GOVERNO?

5) Anos ou décadas depois de adquirirem a sua Habilitação Profissional e TEREM JÁ INTEGRADO A PROFISSÃO, é inevitável que se pergunte: Que legitimidade tem este ou outro governo para a colocar em questão?

6) Para que serve a avaliação de desempenho que é aplicada aos Professores Contratados anualmente?

7) Os Professores Portugueses consideram também importante esclarecer que NÃO É VERDADE que ocupem “NECESSIDADES RESIDUAIS”. Se assim fosse, como se explica então a colocação de MILHARES de Professores Contratados ano após ano?

8) A cada dia que passa, os Professores Portugueses sentem-se cada vez mais DESRESPEITADOS, injustiçados, desconsiderados, desacreditados mas, acima de tudo, EXPLORADOS.

Sem comentários:

Enviar um comentário